PRODUTO & SERVIÇOS

Vamos separar agora um tempo para estudar, sem distrações ou preocupações. Você vai precisar da mente concentrada, papel e caneta. Devemos compreender que um Plano de Negócio é um desenvolvimento de um documento que contém a caracterização do projeto, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar ou manter uma fatia do mercado e suas projeções financeiras (receitas, custos, despesas e resultados). É um instrumento que permite o conhecimento completo de um empreendimento artístico na área de negócios, ficando muito mais fácil descobrir e analisar fatos que podem ser determinantes para o sucesso, ou o fracasso, de sua carreira[1]. Adotando essa lógica buscaremos agora entender por que geralmente os músicos na sua maioria ficam paralisados esperando o momento certo para começar um projeto. Na realidade são alimentados por três motivos, são eles:

1 – A falta de confiança em si mesmo;
2 – O medo de não dar certo ou de dar certo;
3 – E achar que tudo precisa está perfeito para começar.

Esses três motivos que é a falta de confiança, medo e a busca pela perfeição inicial, quando estão juntos causam um grande estrago e originam efeitos perigosos nas pessoas, que é paralisia e resistência. O que é realmente importante é começar e o resto é pensamentos negativos e preconceitos que impedem que procuremos ser o que realmente somos[2]. Você pode está se perguntando isso é um curso de gestão de carreira ou um curso de “autoajuda”? Bem acredite, seu negócio deve refletir seus entusiasmos, valores e paixões! E só é possível fazer isso se você se conhecer a fundo. Então explore o seu por que; ou seja, por que você faz o que faz?

Procure compreender que o seu negócio deve está compatível com o seu por que, se não provavelmente não terá durabilidade; ou seja, um grande projeto se articula de dentro pra fora. Para isso acontecer devemos seguir uma pequena regra: “Por que, Como e O que”. Pois as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz; ou seja, os clientes (ou fãs) não compram simplesmente produtos ou serviços, na verdade eles compram soluções para necessidades (algo mais amplo) ou desejos (algo mais especifico e definido), isso significa que se não existe verdade no seu produto ele torna-se mais um no mercado, e como muitos outros irá seguir uma carreira desastrosa.  

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Essa é uma linguagem técnica para definir um foco de atuação, ou seja; segmentação de mercado significa: direcionar seu produto (serviço) para atender a determinadas parcelas da população, pois seu produto ou qualquer outro dificilmente será consumido por todos[3]. Bem, para você entender de uma forma mais objetiva qual a função da segmentação de mercado; darei um exemplo simples:

 Imagine um arqueiro que tem poucas flechas. E na sua frente está o alvo que ele tem que acertar, mais não sabe exatamente onde acertar. Então o arqueiro pensa: vou atirar pra todo lado pra ver se acerto, por que o que importante é acerta no alvo.

Então começa a atirar as flechas e cada uma acerta um ponto diferente do alvo, mas como ele tem poucas flechas termina deixando um monte de lugares vazios; ou seja, o arqueiro não procurou projetar uma região em especifico.

Se ele mirasse no centro do alvo, criaria um foco de mira, preenchendo aquela parte do alvo, concluindo então seu objetivo. Agora imagine que as flechas são seus recursos: tempo, dinheiro, motivação; o alvo são seus clientes, e o foco de mira é a segmentação de mercado. 

Esse é um ponto onde os artistas nordestinos pecam quase sempre, e para que não aconteça com seu produto como muitos artistas locais que fizeram uma carreira desastrosa. Defina um perfil definitivo com um foco de atuação específico, para inserir no mercado artístico um produto competitivo com objetivos claros; que é ter um reconhecimento do seu trabalho tanto na mídia quanto em retorno financeiro. Use para criar seu perfil, referências dos seus ídolos e procure tirar lições importantes para você. Isso facilitará na sua jornada. É prudente observa fatos na história daqueles que chegaram onde você sonha em chegar. 

·         Como eles viviam antes do sucesso? O que faziam?
·         Como Chegaram até o sucesso? Qual foi o ponto chave?
·         Qual foi o ápice de suas carreiras? Quanto tempo durou?
·         Quais foram seus maiores erros? Para você não cometê-los.

Espero que você tenha entendido que o nosso objetivo é lhe ensinar ferramentas para você lutar pelo seu trabalho, não é uma fórmula mágica de ganhar dinheiro; mas lhe dar conhecimento para você criar um projeto que acredita; tornando-lhe um empreendedor.

DEFINIR PRODUTO

O primeiro passo explorar seu capital humano[4]. Pense no que você é: as características, a personalidade, o que você ama; as paixões, os interesses, entre outros. Depois liste tudo isso vivido em palavras chaves. Preste atenção em tudo isso para poder iniciar seu negócio. O capital será formado por conhecimento, experiência, competência, habilidade, talento, trato social, personalidade, imaginação.

São esses elementos que deverão ser investidos no seu negócio. E só é possível fazer isso se você se conhecer a fundo. Então vamos explorar por que você faz o que faz; seguinte esse pensamento responda o questionário. O segundo passo – é compreender para quem você irá fazer seu produto? Pois só através deste conhecimento você vai entender as necessidades do seu futuro cliente. Sendo assim, vamos responder o questionário sobre essa questão.

O terceiro passo – definir o seu posicionamento (pois ele completará o processo de conexão entre você e o seu público[5]); ou seja, determinar a sua mensagem, aquilo que você irá comunicar ao seu público através da sua música, por isso, responda as perguntas no questionário. A intenção desse passo a passo é fazer você perceber qual o peso e a importância de se posicionar a favor de uma causa, e mostrar seu posicionamento ao público[6]. Depois de ter definido sua mensagem; você irá comunicar as pessoas; chegou a hora de transformarmos essa mensagem em conceito, ou seja, transferir a mensagem do papel para a imagem e a música.

O quarto passo – é construir uma imagem especifica do produto[7]. Entretanto, lembre-se que é preciso SENSIBILIDADE e CUIDADO ao fazer esse processo, pois é a partir dos elementos que você definir, que será construído sua Identidade Visual. A imagem é veiculada sutilmente na maneira de se vestir, no comportamento, no ambiente do show, na capa do disco, nas entrevistas, na participação em eventos entre outros. Dentro deste entendimento, devemos definir seu Nome Fantasia ou Artístico[8]. Ele reflete uma série de atributos que permeiam tudo que você faz e a forma como você comunica o que faz.

De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra; ou seja, o artista que registra uma marca é dono absoluto dela. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinônimo de produto que vende ou de serviço que presta. Chamamos isso de figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto). Muitos empreendedores acham que esse assunto é irrelevante, acreditam que este tema só serve para marcas grandes, pois é um contexto muito complicado e caro, e não é necessário para produtos pequenos.

Na realidade esses profissionais estão muito enganados; um nome artístico faz parte de qualquer produto, quer queira ou não. Seu nome fantasia representa seu produto, serviço, qual o público quer atingir dentre outras coisas. Depois de criado sua imagem e o nome artistico, deve-se criar uma logomarca que será a principal representação gráfica do produto. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para o produto. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada. Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade do produto. Por exemplo, a empresa Sony, ao grafar a sua marca, utiliza apenas o logotipo que representa graficamente sua marca; prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo) para compor a marca. Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo (um quebra-cabeças em formato de globo) e um logotipo (caracterizado pela própria palavra "Wikipédia" grafada na fonte Linux Libertine) para grafar a sua marca.

O quinto passo – será criar uma sonoridade no trabalho[9]. O som é caracterizado pelo estilo musical, e os gêneros ou subgêneros executados dentro dele; os instrumentos usados, composições, entre outros. A confecção do Visual e Musical construirá o seu Conceito Artístico.
 
Por fim, realize uma segmentação de mercado para seu produto mapeando as regiões estratégicas e suas praças[10], ou seja; busque catalogar todos os eventos públicos (festas tradicionais, festivais, circuitos dentre outros) e privados (casa de shows, eventos corporativos entre outros) que tem o perfil para o produto criado. O objetivo deste mapeamento é para que o empreendedor tenha conhecimento claro das possibilidades do seu produto no mercado, e com essas informações possa criar uma estratégia comercial.



[1] Antes de qualquer coisa, é importante entender como funciona o mercado musical. Se você não souber as regras do jogo é impossível jogar. Muito menos ganhar o jogo. O grande erro dos artistas é mergulhar de cabeça na indústria da música sem saber como funcionam as coisas. Daí vem às decepções, prejuízos e frustrações. Você pode até aprender com o tempo, mas isso tem um preço alto demais.
[2] Um pensador chamado Arthur Ashe disse a seguinte frase “Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você puder”.
[3] Mesmo que você não queira que sua música tenha um rótulo, o público irá te rotular, então você precisa escolhê-lo com sabedoria para que não se arrependa em longo prazo.
[4] Capital humano – são seus conhecimentos adquiridos; ou seja, tudo que você estudou, pesquisou; suas experiências, pessoas que você conheceu entre outras coisas.         
[5] Por isso, devemos ter uma visão clara do perfil do fã; é IMPORTANTISSIMO, pois entender “quem é de verdade” o seu fã, ajuda você, a saber, o que liga o seu trabalho a vida dele.      
[6] Em um mercado tão competitivo, onde poucos conseguem um grande sucesso, o posicionamento de um artista e a sua identidade são as chaves principais para se destacar dos demais concorrentes e chamar a atenção do público.
[7] Desde o momento em que você decide ser uma pessoa pública você deve cuidar da sua imagem e do seu nome, o que as pessoas pensam a seu respeito impacta diretamente na venda de ingressos para seus shows, venda de CDs e até seguidores nas redes sociais. O que os outros pensam importa sim. Mantenha sua integridade.
[8] Nome artístico é um pseudônimo utilizado por uma pessoa, sob o qual ela e seu produto (serviço) se tornam conhecidos pelo público. Esta denominação opõe-se ao nome de batismo, pois ele será utilizado diante do público-alvo e os clientes corporativos (prefeituras, produtoras de show, festivais, cerimoniais de eventos empresariais).
[9] Se você já ouviu: “nossa, mas você parece fulano de tal” cuidado, pois este é um indício que você está no caminho errado. Isso por que o “fulano de tal” já existe e o mercado não quer outro igual a ele. Procure de todas as formas se diferenciarem e mostrar que você é um produto diferente dos demais. Fuja de comparações.
[10] Praça – é onde o serviço deve ser distribuído; ou seja, nos eventos compatíveis ao produto e lojas especializadas no estilo do produto (nos bairros, nas cidades, nas regiões, nos países).

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