ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Essa disciplina lhe fornece o passo a passo para confeccionar seu negócio; pois a estrutura operacional apresenta as funções e ações que deverão ser realizadas. Ela é o ponto de equilíbrio de um produto artístico, por isso devem ser colocados profissionais[1] qualificados, pelo fato que eles estarão lhe representando diretamente em todos os seguimentos operacionais. Os primeiros profissionais que você deve agregar ao seu projeto é o Produtor musical[2] e o Produtor Executivo[3]. Cada um tem uma função distinta. O produtor musical é um profissional que detém sensibilidade artística e conhecimento musical suficiente para fazer a diferença na coordenação das equipes em uma pré-produção, desde um show, a uma gravação. Também é ele quem deverá indicar os profissionais para prestarem serviços ao seu produto.

Já o produtor executivo é responsável pela contratação e a logística do agendamento junto aos profissionais dentro de horários propícios para todos; seja ensaio, saída de viagem, reuniões dentre outros. Também é função dela providenciar transporte, hospedagem, alimentações; assim como, prover equipamentos necessários para o show, e informar a equipe técnica do contratante todas as necessidades para a realização do show. A produção executiva ainda deve criar parcerias com fornecedores, tais como empresas de Locação de Veículos, Estúdios de Ensaio, Estúdios de Gravação, Gráficas, Equipes Técnicas que atuaram nos sons locados para os eventos e as assessorias de imprensa locais.

Depois que o artista definiu o seu Stakeholders[4]; será construída uma EAP[5], para auxiliar na distribuição do trabalho entre os membros da equipe, para assegurar que o projeto não inclui trabalho além do necessário. Ela tomara decisões com a coordenação do produto por meio de reuniões que permitam que os participantes do produto sejam ouvidos. Assim como, determinará tarefas, e secundariamente, definirá profissionais específicos ou grupos já ordenados por funções, que são basicamente divididos em quatro grupos: produção (logística e operacionalização), músicos (profissionais fundamentais para abrilhantar o produto), bailarinos (contribuindo visualmente com desenvoltura artísticas para o show), técnica (que é subdividida em três funções; são elas: técnico de áudio - que geralmente são dois: um para monitor de Palco e outro para o P.A.; Iluminador - que produz efeitos visuais e iluminação adequada ao show e Roadieprofissional responsável pela montagem e desmontagem do palco). Devemos observa as seguintes informações sobre os profissionais a serem contratadas:

·         Experiência prévia requerida;
·         Tipo de formação;
·         Tipo de colaboração esperada (trabalho em equipe, elaboração de produtos intermediários);
·         Disponibilidade (quando está prevista sua participação no projeto);
·         Remuneração (tanto montante quanto modalidade por tarefa desembolsa).

      Os recursos humanos devem está atentos ao delineamento das tarefas por atividade de cada profissional envolvido no projeto, bem como o momento em que integrará e em que deixar a equipe, o custo e a contribuição de sua prestação de serviço; assim como, o desempenho esperado dos profissionais que trabalharam no projeto. É fundamental ter uma linguagem clara e objetiva com os prestadores de serviços. Sendo assim a administração do produto deve informar aos futuros contratados a política de trabalho da empresa em relação aos profissionais que prestarão serviço e contribuirão para a satisfação do cliente final; ou seja, o Contratante. Na área de administração existe um modelo bastante eficaz para relações humanas é o “Termo de compromisso”. Que divide a política de trabalho da empresa em duas partes: “Obrigações do contratado” e “Obrigações do contratante”.

                                    Obrigações do contratado:

·         Procedimento qualitativo, nas questões de respeitar os horários estabelecidos para ensaio, saída de viagem, passagem de som e apresentação.
·         Em relação a uso de drogas licitas ou ilícitas não é admitido o uso antes das apresentações, por motivos óbvios. Obs. Em caso de usuários de drogas ilícitas deve se desvincular do grupo de trabalho.
·         É de conhecimento rudimentar que existe eventos em horários de alimentações, que nos dão a opção de nos alimentarmos antes do show ou depois dele, pelo motivo de que naquele determinado horário estaremos nos apresentando.
·         Também é de procedimento primário que em viagens, o profissional para se afastar do ponto de localização, deve informar ao responsável pelo o grupo (o produtor) da sua intenção, perguntando ao mesmo se é possível sua ausência naquele período.
·         Em relação a convidados dos músicos; como: esposa, namorada dentre outros, só é permitido através de solicitação ao produtor executivo e o mesmo autorizando. 
·         E para concluir, os profissionais devem executar exatamente o que lhe foi determinado.              

                              Obrigações do contratado:

·         Transporte e alimentação, no caso de viagem.
·         Hospedagem vai depender da distancia e se está no contrato.
·         Em relação ao pagamento de cachê de contratos para governos municipais, estaduais e federais, sempre será o prestador informado após apresentação de empenho, quando será pago o cachê.

A produção artística de um espetáculo é divida em três fases: pré-ensaio[6], ensaio técnico e ensaio artístico.

·         Pré-ensaio definir o repertório e passar as músicas[7] e canções[8] na mesma versão para os músicos (material em áudio e/ou partituras) e bailarinos (material em áudio). Assim como, fornecer a ordem do repertório por meio de blocos, para o show[9].
·         Ensaio técnico – ensaiar as canções, tirar dúvidas e corrigir as execuções, definir a ordem final do repertório, e as emendas e convenções. Depois, realizar quatro ensaios: primeiro ensaiar bloco 1° e 2°; segundo ensaiar bloco 3° e 4°; terceiro ensaiar bloco 5° e 6° e o quarto.
·         Ensaio artístico – passagem direta de todo o repertório, ensaiar todas as falas e performance. Neste ensaio deve-se cronometra e filmar.

A produção executiva deve conter documentos operacionais para facilitar à atuação da banda no palco. Iremos falar de alguns deles:

1.      Mapa de palco – É uma informação técnica para a equipe de áudio, dizendo o tamanho do espaço necessário para a realização do show, comunicando a quantidade de músicos e suas posições, e determinando o espaço necessário para o artista e sua localização no palco. Tendo bailarinos segue a mesma logística do artista.
2.      Input list ou Rider técnico – Informa a quantidade de canais que serão usados e os tipos de microfones, o numero de insert, mon, e quanto pedestais será preciso, e também são comunicados os tipos de instrumento que terão.
3.      Mapa de P.A – Informa sobre toda a precisão de equipamentos técnicos de áudio, desde: a mesa de áudio necessária e quantos recursos ela precisa ter, Crossover, Omni Driver, Equalizador gráfico, Processador de efeitos, Cd Player Profissional. Também deve explica sobre a necessidade da house mix estar posicionada em uma determinada distancia do palco e centralizada em relação ao mesmo. Avisa que deverá ter um sistema de comunicação entre o P.A e o palco (Intercom). E por segurança todo o sistema de som e luz deverá estar aterrado adequadamente tanto no P.A como no palco.
4.      Rider de luz – Explica a quantidade de equipamentos imprescindível, como: Refletores; Moving Lights; Console e Dimmers; Efeitos; Material Adicional; Gride de Luz e Sustentação do Sistema de Iluminação.

Ela também deve possuir documentos estratégicos que promovam organização de deslocamento e constituição de informações operacionais. Abordaremos alguns:

·         ROOM LIST BUS – informa a quantidade de profissionais que vão viajar, com seus nomes e respectivos números de documentos e telefone. Também é identificado o local de saída do transporte, para onde ele deverá ir e local de retorno.
·         FLY LIST – comunica a quantidade de profissionais que vão viajar de avião, com seus nomes e respectivos números de documentos e telefone. Também é identificado o aeroporto de saída, horário, data e destino.
·         CATERING – informa para a produção do evento, qual o tipo de alimentação para o camarim; desde a quantidade dos produtos ao tipo deles, ou seja; quantos refrigerantes, salgados, frios, doces, sucos e se permitido pela direção musical do artista, também bebidas alcoólicas.
·         ECARD LIST – informando os nomes das músicas e canções com seus respectivos compositores e letristas.






[1] É impossível crescer sozinho e quanto mais cedo você entender isso melhor e mais fácil será o processo.
[2] Ele é o curador que ira codificar as ideias do artista ou banda, com a finalidade de ter um resultado final de acordo com o que foi desejado.                                        
[3] A função deste profissional é proporcionar um desempenho harmonioso entre os prestadores de serviços; pois isso vai influencia o resultado final do produto artístico.
[4] Stakeholders – é um grupo de pessoas capacitadas para trabalharem no projeto de uma forma ordenada e empreendedora.                                            
[5] Estrutura analítica do projeto (EAP) - é uma decomposição hierárquica, orientada a entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar o produto.
[6] Ensaio é uma ação ou efeito de testa algo ou de agir; ou seja, é uma tentativa, uma experiência.
[7] Música é a arte de combinar os sons de maneira lógica e coerente, onde se propicia um contexto sonoro rico em significados. Quem compõe música é identificado como compositor.
[8] Canção é uma composição musical construída para a voz humana, podendo ser interpretado por um único vocalista, ou por um dueto, trio ou mais vozes. É criada com um texto intitulado “letra” que geralmente são feitos por versos de poesia de livre prosa, e acompanhada por instrumentos musicais. Quem compõe letra é identificado como letrista.     
[9] Significa um espetáculo realizado em teatro, casa de eventos ou ao ar livre.

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