Essa
disciplina lhe fornece o passo a passo para
confeccionar seu negócio; pois a estrutura operacional apresenta as
funções e ações que deverão ser realizadas. Ela é o ponto de equilíbrio de um
produto artístico, por isso devem ser colocados profissionais[1]
qualificados, pelo fato que eles estarão lhe representando diretamente em todos
os seguimentos operacionais. Os primeiros profissionais que você deve agregar ao
seu projeto é o Produtor musical[2]
e o Produtor Executivo[3].
Cada um tem uma função distinta. O produtor musical é um profissional que detém sensibilidade artística e conhecimento musical suficiente
para fazer a diferença na coordenação das equipes em uma pré-produção, desde um
show, a uma gravação. Também é ele quem deverá indicar os profissionais para prestarem serviços ao seu
produto.
Já
o produtor executivo é responsável pela contratação e a logística do
agendamento junto aos profissionais dentro de horários propícios para todos;
seja ensaio, saída de viagem, reuniões dentre outros. Também é função dela
providenciar transporte, hospedagem, alimentações; assim como, prover
equipamentos necessários para o show, e informar a equipe técnica do
contratante todas as necessidades para a realização do show. A produção executiva ainda deve criar parcerias com
fornecedores, tais como empresas de Locação de Veículos, Estúdios de Ensaio,
Estúdios de Gravação, Gráficas, Equipes Técnicas que atuaram nos sons locados
para os eventos e as assessorias de imprensa locais.
Depois
que o artista definiu o seu Stakeholders[4];
será construída uma EAP[5],
para auxiliar na distribuição do trabalho entre os membros da equipe, para
assegurar que o projeto não inclui trabalho além do necessário. Ela tomara
decisões com a coordenação do produto por meio de reuniões que permitam que os
participantes do produto sejam ouvidos. Assim como, determinará tarefas, e
secundariamente, definirá profissionais específicos ou grupos já ordenados por
funções, que são basicamente divididos em quatro grupos: produção (logística e operacionalização), músicos (profissionais fundamentais para abrilhantar o produto), bailarinos (contribuindo visualmente
com desenvoltura artísticas para o show), técnica (que é subdividida em três
funções; são elas: técnico de áudio - que geralmente são dois: um para
monitor de Palco e outro para o P.A.; Iluminador
- que produz efeitos visuais e
iluminação adequada ao show e Roadie – profissional responsável pela
montagem e desmontagem do palco). Devemos observa as seguintes informações
sobre os profissionais a serem contratadas:
·
Experiência
prévia requerida;
·
Tipo de formação;
·
Tipo de
colaboração esperada
(trabalho em equipe, elaboração de produtos intermediários);
·
Disponibilidade (quando está
prevista sua participação no projeto);
·
Remuneração (tanto montante
quanto modalidade por tarefa desembolsa).
Os recursos humanos devem está atentos ao
delineamento das tarefas por atividade de cada profissional envolvido no
projeto, bem como o momento em que integrará e em que deixar a equipe, o custo
e a contribuição de sua prestação de serviço; assim como, o desempenho esperado
dos profissionais que trabalharam no projeto. É fundamental ter uma linguagem
clara e objetiva com os prestadores de serviços. Sendo assim a administração do
produto deve informar aos futuros contratados a política de trabalho da empresa
em relação aos profissionais que prestarão serviço e contribuirão para a
satisfação do cliente final; ou seja, o Contratante. Na área de administração
existe um modelo bastante eficaz para relações humanas é o “Termo de
compromisso”. Que divide a política de trabalho da empresa em duas partes:
“Obrigações do contratado” e “Obrigações do contratante”.
Obrigações do contratado:
·
Procedimento
qualitativo, nas questões de respeitar os horários estabelecidos para ensaio,
saída de viagem, passagem de som e apresentação.
·
Em
relação a uso de drogas licitas ou ilícitas não é admitido o uso antes das
apresentações, por motivos óbvios. Obs. Em caso de usuários de drogas ilícitas
deve se desvincular do grupo de trabalho.
·
É
de conhecimento rudimentar que existe eventos em horários de alimentações, que
nos dão a opção de nos alimentarmos antes do show ou depois dele, pelo motivo
de que naquele determinado horário estaremos nos apresentando.
·
Também
é de procedimento primário que em viagens, o profissional para se afastar do
ponto de localização, deve informar ao responsável pelo o grupo (o produtor) da
sua intenção, perguntando ao mesmo se é possível sua ausência naquele período.
·
Em
relação a convidados dos músicos; como: esposa, namorada dentre outros, só é
permitido através de solicitação ao produtor executivo e o mesmo
autorizando.
·
E
para concluir, os profissionais devem executar exatamente o que lhe foi
determinado.
Obrigações
do contratado:
·
Transporte
e alimentação, no caso de viagem.
·
Hospedagem
vai depender da distancia e se está no contrato.
·
Em
relação ao pagamento de cachê de contratos para governos municipais, estaduais
e federais, sempre será o prestador informado após apresentação de empenho,
quando será pago o cachê.
A
produção artística de um espetáculo é divida em três fases: pré-ensaio[6], ensaio técnico e ensaio artístico.
·
Pré-ensaio – definir o repertório e passar as
músicas[7]
e canções[8]
na mesma versão para os músicos (material em áudio e/ou partituras) e
bailarinos (material em áudio). Assim como, fornecer a ordem do repertório por
meio de blocos, para o show[9].
·
Ensaio técnico – ensaiar as
canções, tirar dúvidas e corrigir as execuções, definir a ordem final do
repertório, e as emendas e convenções. Depois, realizar quatro ensaios: primeiro ensaiar bloco 1° e 2°; segundo ensaiar bloco 3° e 4°; terceiro ensaiar bloco 5° e 6° e o quarto.
·
Ensaio artístico – passagem
direta de todo o repertório, ensaiar todas as falas e performance. Neste ensaio
deve-se cronometra e filmar.
A
produção executiva deve conter documentos operacionais para facilitar à atuação
da banda no palco. Iremos falar de alguns deles:
1.
Mapa de palco – É uma
informação técnica para a equipe de áudio, dizendo o tamanho do espaço
necessário para a realização do show, comunicando a quantidade de músicos e
suas posições, e determinando o espaço necessário para o artista e sua
localização no palco. Tendo bailarinos segue a mesma logística do artista.
2.
Input list ou Rider técnico – Informa a
quantidade de canais que serão usados e os tipos de microfones, o numero de
insert, mon, e quanto pedestais será preciso, e também são comunicados os tipos
de instrumento que terão.
3.
Mapa de P.A – Informa
sobre toda a precisão de equipamentos técnicos de áudio, desde: a mesa de áudio
necessária e quantos recursos ela precisa ter, Crossover, Omni Driver,
Equalizador gráfico, Processador de efeitos, Cd Player Profissional. Também
deve explica sobre a necessidade da house mix estar posicionada em uma
determinada distancia do palco e centralizada em relação ao mesmo. Avisa que
deverá ter um sistema de comunicação entre o P.A e o palco (Intercom). E por
segurança todo o sistema de som e luz deverá estar aterrado adequadamente tanto
no P.A como no palco.
4.
Rider de luz – Explica a quantidade de
equipamentos imprescindível, como: Refletores;
Moving Lights; Console e Dimmers; Efeitos; Material Adicional; Gride de Luz e Sustentação do Sistema de
Iluminação.
Ela
também deve possuir documentos estratégicos que promovam organização de
deslocamento e constituição de informações operacionais. Abordaremos alguns:
·
ROOM
LIST BUS – informa a quantidade de profissionais que vão viajar, com seus nomes
e respectivos números de documentos e telefone. Também é identificado o local
de saída do transporte, para onde ele deverá ir e local de retorno.
·
FLY
LIST – comunica a quantidade de profissionais que vão viajar de avião, com seus
nomes e respectivos números de documentos e telefone. Também é identificado o
aeroporto de saída, horário, data e destino.
·
CATERING
– informa para a produção do evento, qual o tipo de alimentação para o camarim;
desde a quantidade dos produtos ao tipo deles, ou seja; quantos refrigerantes,
salgados, frios, doces, sucos e se permitido pela direção musical do artista,
também bebidas alcoólicas.
·
ECARD
LIST – informando os nomes das músicas e canções com seus respectivos
compositores e letristas.
[1] É impossível
crescer sozinho e quanto mais cedo você entender isso melhor e mais fácil será
o processo.
[2] Ele é o curador que ira codificar as ideias do artista ou
banda, com a finalidade de ter um resultado final de acordo com o que foi
desejado.
[3] A função deste
profissional é proporcionar um desempenho harmonioso entre os prestadores de
serviços; pois isso vai influencia o resultado final do produto artístico.
[4] Stakeholders – é um grupo de pessoas capacitadas
para trabalharem no projeto de uma forma ordenada e empreendedora.
[5] Estrutura
analítica do projeto (EAP) - é uma decomposição hierárquica, orientada a
entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os
objetivos do projeto e criar o produto.
[6] Ensaio
é uma ação ou efeito de testa algo ou de agir; ou seja, é uma
tentativa, uma experiência.
[7] Música
é a arte de combinar os sons de maneira lógica e coerente,
onde se propicia um contexto sonoro rico em significados. Quem compõe música é identificado como compositor.
[8] Canção é uma composição musical construída para a voz humana, podendo ser interpretado por
um único vocalista, ou por um dueto, trio ou mais
vozes. É criada com um texto intitulado “letra” que geralmente são feitos por
versos de poesia de livre prosa, e acompanhada
por instrumentos musicais. Quem
compõe letra é identificado como letrista.
[9] Significa um espetáculo realizado em teatro, casa de eventos ou ao ar
livre.
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