PLANO DE MARKETING

Plano de marketing[1] é um planejamento construído pelo “Assessor de Imprensa[2]” para identificar qual o público deste produto, em termos de perfil demográfico (idade, sexo, estado civil, localização geográfica nível socioeconômico), psicográfico (estilo de vida, personalidade, preferências pessoais) e atitudinal (postura frente a temas sociais, engajamento político dentre outros). Por meio disto, devemos realizar uma pesquisa rudimentar sobre seu cliente, que deverá ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu produto,  antes de seu lançamento[3] ou para o aperfeiçoamento da carreira já existente.

Pois só através deste conhecimento você vai entender as necessidades do seu cliente. Selecione pelo menos cinco pessoas que você acredita são seus clientes ideais e agende um bate-papo; durante a conversa, faça perguntas pra tentar entender como seu cliente se relaciona com o que você tem a oferecer, preste atenção em como ele fala, nas palavras e nas expressões idiomáticas (gírias) que usa nas emoções. Após concluir essa pesquisa, você deverá traçar inicialmente um caminho, para fazer uma campanha do seu produto em que os clientes tenham conhecimento dele como um diferencial.

Segundo “Philip Kotler” – o sucesso do marketing está atrelado à correta definição destes quatros itens (produto, preço, praça e promoção) e à harmonia entre eles. De nada adianta um produto de qualidade sem uma promoção eficaz. Dentro do conceito que falamos anteriormente; produto significa no contexto artístico, sua arte, seu talento; consequentemente, serviços são o que você proporciona com seu produto; ou seja, dentro da cadeia produtiva da música é identificado em três tipos:

·         O serviço “show” (apresentação musical);
·         O serviço no formato digital (fonográfica - CD e DVD[4]);
·         O serviço de propriedade intelectual[5].   

Preço existem muitos fatores que influenciam a determinação do preço: custos fixos e variáveis, características do produto, concorrência do mercado (produtos parecidos), estratégias de venda, posicionamento da marca. O caminho a traçar inicialmente é fazer uma campanha do nosso projeto para que os clientes tenham conhecimento do nosso produto como um diferencial.

Praça é onde o produto deve ser distribuído. No mercado atual existem duas praças distintas, são elas: a digital, por meio da internet, como: nas plataformas digitais, blogs, sites de relacionamentos sociais, dentre outros; e a física, através de lojas especializadas no estilo do produto, nos eventos compatíveis ao produto, entre outros. O cliente deverá ter a facilidade de encontrá-lo e com um preço baixo, para que o seu produto se torne competitivo no mercado.

Promoção – É realizar através dos veículos de comunicação social uma divulgação do seu trabalho, através de participações em programas de rádios, televisões e matérias em jornais. A Promoção deve ser estendida também na internet pelos sites de relacionamentos, que são vistos com uma oportunidade para divulgar o trabalho com um custo mais acessível. A internet através dos sites de relacionamentos é vista como um espaço oportuno para formação de plateia. Sendo assim, os conteúdos confeccionados pelo seu conceito artístico serão a chave para o público entender sobre seu produto artístico.

Você precisa eleger estrategicamente uma plataforma como principal ferramenta para buscarem ou chegarem ao seu trabalho, tendo acesso ao seu conteúdo completo SEM DISTRAÇÕES. Eu sugiro você usar o Youtube como plataforma principal e usar outras como: Instragram, Snapchat, Facebook, Soundcloud, para humanização e levar as pessoas até o seu canal. Cada rede social tem uma função, o Facebook, por exemploé uma rede eficaz para você inspirar seus futuros fãs - criando informações com relação ao seu produto por meio de textos, fotos e vídeo, divulgando novidades, datas, se relacionando de forma mais próxima e conhecendo melhor seu posterior público.

Por meio deste entendimento, sugiro que procure comunidades no Facebook, onde as pessoas do seu nicho/público-alvo se reúnem. Fique próximo delas, isso é muito importante para que você conheça o seu público e as pessoas também possam conhecer você e o seu trabalho. Seja ativo na comunidade, participe dos debates, compartilhe conteúdo relevante. Durante esse processo crie dois programas para o seu Canal do Youtube usando tudo o que foi definido até aqui, sendo um de música. No início mantenha os mesmos programas no Facebook e no Youtube[6]. No decorrer dos programas comece a migrar para o Youtube e use o Facebook para atrair as pessoas para o Youtube.

É importante que você seja consistente, não interessa se você vai publicar conteúdo todos os dias na sua página, ou três vezes por semana ou até mesmo uma vez por semana. Contudo, no momento em que você se comprometer em publicar, por exemplo, um vídeo novo toda terça e quinta-feira, o público vai criar uma expectativa pra esses dias, e mais importante do que isso, poderá entra na rotina de um possível cliente. Pois o costume do público de procurar e consumir um conteúdo diariamente; é uma das formas mais poderosas para você transformar seus seguidores em fãs. Caso contrário às pessoas vão entrar na sua página esperando um conteúdo novo (já que você se propôs a isso) e não vão encontrar.

Sendo assim, na terceira vez que o público entrar na sua página e não tiver nada de novo lá, dificilmente eles voltarão. E assim, você acaba de perder possíveis fãs. Então, você deve manter um padrão; ou seja, continuidade. Além de ser consistente também em relação ao que faz e fala, porque sem integridade e consequentemente sem a confiança do seu público, não há como você ter uma carreira sólida e duradoura. Uma dica relevante, quando for gerar algum conteúdo, aproveite e faça dois ou três do mesmo formato. Por exemplo, se for gravar um vídeo cover, grave dois ou três, e não apenas um.

De tal modo, você terá “conteúdo reserva”, não correndo o risco de falta material para publicar. Contudo, não poste o mesmo conteúdo em todas as redes sociais, pois acaba deixando elas sem graça e sem um real motivo para existirem. Porque você seguiria alguém no facebook, instagram e snapchat se o conteúdo postado é o mesmo em todas elas? Simplesmente não faz sentido, percebe? Cada plataforma tem uma finalidade, através deste entendimento, sugerimos uma estratégia nas seguintes plataformas:

·         Blog – sendo empregado como ferramenta estratégica para divulgar novidades, datas, criando informações com relação ao seu produto.
·         Facebook – sendo utilizado como ferramenta para você humanizar sua carreira, utilizar imagens diferenciadas do seu dia a dia, gravando, participando de programas de rádio, produzindo. Além de buscar se relacionar de forma mais próxima e conhecer melhor seus futuros fãs.
·         Instagram – sendo utilizado como instrumento para mostrar quem você realmente é, seu lado pessoal (estilo de vida); ou seja, o “por trás da sua carreira”. Nessa plataforma serão colocados posts de bastidores, making of e vídeos sem muita produção.

Exemplo Prático: Digamos que você tem um espetáculo no sábado que vem. O que você vai postar em cada uma das plataformas?

·         Blog – um convite para o show, dizendo que: “esse será um dos shows mais incríveis que vamos fazer esse ano”. Além do flyer[7] com informações do evento.
·         Facebook – vídeo do último ensaio antes do show falando que: “isso é só 10% da energia que você vai sentir sábado que vem, vai perder”?
·         Instagram – vídeo da banda lanchando após o ensaio, ou indo para casa, falando o quanto foi legal o ensaio, e que: “se quiser conferir como foi nosso último ensaio, é só assistir o vídeo que acabamos de postar no Facebook”.

Percebe a diferença de conteúdo em cada plataforma? Mesmo que todos estejam falando do show do próximo sábado, cada um tem um objetivo e um formato diferente. Portanto aproveite cada plataforma para mostrar um pouco de cada lado seu e do seu trabalho. Todavia, para realizar uma promoção que tenha retorno para seu produto, você precisa ter um orçamento mínimo para investir nas suas postagens, pois caso contrário você dependerá da entrega do Youtube e do Facebook (que entrega 0,4% sem patrocínio) para que as pessoas vejam o seu conteúdo, por isso, você precisa ter um orçamento. Sendo assim, é necessário defini quanto por mês você tem disponível para investir em divulgação do seu trabalho[8].

Qual o objetivo deste processo? Expor seu produto na internet para criar uma formação de plateia (virtual). Utilize o gerenciador de anúncios ou o power editor para fazer seus posts. Você terá mais opções na escolha do público que você quer atingir, o horário que você quer manter o impulsionamento rodando (baseado no melhor horário da sua página), e muitos outros parâmetros que podem ser ajustados de forma bem rápida. Sempre impulsione seus posts, mesmo que seja com cinco reais, sempre impulsione[9]. Divida seu orçamento de impulsionamento entre pessoas que curtiram sua página e pessoas que não curtiram sua página.

Assim, tanto o conteúdo que você usar para fidelizar (quem já curtiu sua página), como o conteúdo que você usar para atrair novos fãs, chegará ao máximo de pessoas possíveis. Dessa forma você traz novos clientes para sua página, todos os dias e fideliza quem já te acompanha. Agora que você sabe o quanto de conteúdo você precisa produzir, procure organizar o seu tempo, construindo um cronograma. Abra um software e coloque na planilha há sua semana, descrevendo dia a dia, e marque nela, quais os horários e dias que você trabalhará no seu projeto, e não se esqueça de considerar um tempo pra descansar.

Pode parecer simples e até desnecessária essa etapa, porém, se você fizer exatamente como programado, além de você conseguir da conta da demanda de trabalho, economizará tempo, dinheiro e energia, pois grande parte dos problemas e erros que você teria se não tivesse arquitetando um cronograma, você já consegue antecipar e corrigi-los antes mesmo que aconteçam. Na indústria da música e da propaganda os testes são muito comuns, pois não faz sentido investir milhões em um lançamento ou promoção sem antes reunir o máximo de informações possíveis sobre o sucesso ou fracasso do investimento, e é por isso que você precisa SEMPRE testar o seu conteúdo[10].

Crie os seus programas sempre em série e um mínimo de cinco episódios cada com um intervalo de no máximo uma semana entre cada conteúdo, somente assim você conseguirá entender se o seu conteúdo está ou não funcionando, e o que você precisa mudar (ou não). Encare o teste da forma certa, ou seja, como uma prova pra saber se o que você acha se configura. Jamais descarte algo sem antes testar, porém, tenha cuidado, pois tendemos a olhar para o teste como uma busca enlouquecida por visualização e fazer somente o que “dá certo”, mas é preciso olhar sempre pra o que já foi validado por outros nichos e estilos e ADAPTAR para o seu trabalho se for coerente. Afinal de contas, você precisa respeitar a sua Mensagem e Posicionamento.

Todo artista precisa utilizar as promoções para aumentar o engajamento dos fãs e promover sua canção, clipe, CD e DVD. É importante associar as postagens de divulgação nas redes sócias com o link do blog, que deverá está sempre atualizado. Promoções dão muito certo mesmo para quem não tem muitos seguidores, pois elas incentivam quem já te segue a continuar seguindo, e atraem muito mais seguidores. Para iniciar a promoção de seu produto através dos veículos de comunicação social, você deve aproximar pessoas que se identifique com seu conteúdo e ideias. É partir da ferramenta “Atrair, que se inicia a segmentação. Você deve se conectar com seu possível cliente por meio de mensagens, transmitir similaridades entre vocês.

Exemplo: Contar histórias e principalmente, contar a sua história é de longe a melhor forma de você gerar conexão com seu púbico. Isso gera uma conexão e afeição gigantesca entre público e artista. Dentro da maior rede social na internet no Brasil, o Facebook, existe técnicas especificas sobre postagens com fotos para atrair:

·         Fotos do rosto – independente se com ou sem produção, fotos que apareçam em primeiro plano, seu rosto, terão até 10 vezes mais curtidas, comentários ou compartilhamentos. Sempre? Sempre...
·         Imagens com texto – fotos com uma imagem da banda no último espetáculo ou uma paisagem bonita, uma cidade, (algo que se relacione com seu trabalho), e por cima da foto uma frase inspiradora ou um trecho de uma música sua, terão 10 vezes mais curtidas, comentários ou compartilhamentos. Sempre? Sempre...
·         Fotos de Espetáculo – principalmente a clássica de costas para o público e de braços abertos, sempre terão excelentes resultados. Fotos de espetáculo, com seu rosto em primeiro plano com uma frase inspiradora escrita em cima, é gol na certa! Conhecer o tipo de conteúdo que seu público mais consome, é fundamental para você acertar nas suas publicações. 

Chegamos a um estágio importante da promoção, onde observamos o retorno das suas postagens. Essa estratégica de marketing, chama-se feedback[11] (Resposta do Público), pois o público lhe informara o que está funcionando e o que não está. Quando seu produto está no estágio de atrair, você deve induzir o feedback, pedindo as pessoas para interagir com seu conteúdo, por exemplo, se você fez um vídeo falando sobre as suas canções de infância preferidas, ao final, peça pra pessoas comentaram no vídeo suas canções preferidas também e se elas querem mais vídeos como esse; assim, você entenderá se seu público conecta e vê valor nesse tipo de conteúdo.

O público que você atraiu, deve migrar para a próxima ferramenta, denominada: Engajar. A finalidade desta ferramenta é fazer o seguidor tomar uma ação em favor do seu trabalho. A ideia aqui é você começar a separar e gerar valor para a parte mais engajada do seu público; pois isso aumentará MUITO o seu poder de compartilhamento, presença digital, visualizações e relevância dentro do seu nicho. Faça questão de sempre falar o nome dos integrantes desse grupo nos seus conteúdos, entrevistas e lives abertas, pois assim, você despertará em outras pessoas a vontade de fazer parte desse grupo seleto que possui mais privilégios e proximidade a você. Dedique-se ao seu público, por menor que seja; ele merece sua atenção respeito absoluto.

·          Responda todos os comentários com algo além de um simples “obrigado”, “valeu”, “tamo junto”, mostre que você realmente está agradecido por aquela pessoa ter comentado ou compartilhado seu conteúdo...
·         Conte algumas intimidades, pequenos detalhes pessoais (filme que mais gosta; ator; série; comida; seus hobbies, etc...)
·         Converse com seus fãs. Lembre-se: monólogos são chatos, diálogos são interessantes...

Procure sempre analisar as postagens que geram mais resultados para vocês e entreguem conteúdos com o mesmo perfil. Através do engajamento você construiu um grupo de amigos e clientes nas redes sociais. Neste período você deve criar uma Fanpage no Facebook, e convide os amigos e fãs mais engajadas para participar dele. Dê SEMPRE senso de família e exclusividade dentro desse grupo (você pode fazer uma live por semana SOMENTE para esse grupo, por exemplo). Nessa fase da estratégia você já tem uma visão muito mais ampla e conseguiu entender melhor a linguagem que mais conecta a sua música ao seu público, agora está na hora de você conduzir nova migração para a última ferramenta; denominado: Fidelizar.

Nós estamos em uma fase mais avançada do jogo, e você precisa ter mais sensibilidade para interpretar o que as pessoas sentem em relação a sua música. Fãs querem algo que só eles podem ter. Ofereça aos fãs exclusividade[12] e prioridade nas suas informações, criando recompensas[13] e níveis de exclusividade de acordo com o grau de engajamento do fã, e sempre as cite e os benefícios que obtiveram por serem mais engajadas em público. Isso irá despertar a curiosidade e a vontade de mais pessoas fazerem parte desse grupo, sem falar que isso reforça o seu posicionamento e mostra que você, ao contrário da maioria, cuida do seu público. Como? 

·         Vão receber conteúdo (vídeo/foto) exclusivo...
·         Terão acesso privilegiado ao camarim...
·         Poderão acompanhar alguns ensaios abertos...
·         Você pode levar alguns na passagem de som do próximo show...
·         Sortear ligações por telefone ou via Skype de 30 minutos com você ou sua banda...
E muitas outras coisas...
Somado ao que vimos até aqui, as lives são um contato mais direto e real com o seu público e é IMPORTANTÍSSIMO que você as faça, pois elas são a respostas mais rápida e direta do seu público. Eleja um dia da semana pra fazer lives temáticas. Crie um roteiro para elas e vá corrigindo ele com o tempo. Após o encerramento das lives, patrocine no Facebook as feitas nele, e no Youtube, crie uma playlist e organize todas suas lives lá.


[1] Marketing – é uma importante ferramenta que faz atividade de satisfazer às necessidades e desejos de pessoas ou grupos de pessoas através de serviços, como: Shows, CDs ou DVDs.
[2] Assessoria de Imprensaé uma forma de se conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas etc.) nestas mesmas mídias, com apelo noticioso e não comercial. Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição, como: empresas, pessoas físicas como "personalidades públicas" (músicos, atores, modelos, instituições e organizações), assim como: empresas estatais: governos, partidos, sindicatos, clubes, entre outros. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam a tradução do inglês “Publicity” não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa; hoje ainda há muita confusão entre o que é assessoria de imprensa e publicidade. Entendam elas são formas de comunicação distintas. A publicidade utiliza-se de espaços pagos; ou seja, anúncios em mídia eletrônica ou impressa, para um produto ou serviço. Assessoria de imprensa é uma forma de se conseguir entrevistas em programas de rádio, televisões, reportagens em jornais ou notas em colunas etc. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.
[3] É muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando se inicia uma carreira comprometendo assim uma parcela expressiva  de  seus recursos financeiros.
[4] Entretanto, hoje em dia, as quedas nas vendas de discos e as mudanças nas práticas relativas aos direitos autorais transformaram o show na principal fonte de renda dos artistas.
[5] Os direitos autorais, conexos e fonomecânicos; denominados de Royalties.  
[6] Carregue o vídeo nas duas plataformas: Youtube e Facebook.
[7] Significa em inglês ‘algo que voa’. Em marketing, flyer é um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para distribuição em massa, sob o conceito de ‘voar’ de mão em mão. Possuem imagens impactantes e mensagens de rápida leitura. Normalmente são produzidos em formatos pequenos, como o A5 e o A6 e em gramatura superior, o que os diferenciam dos tradicionais panfletos e folhetos, além das diversas opções de papel, impressão e acabamento.
[8] Investimento em divulgação é uma ação estratégica constante e no começo ele irá servir mais para você entender onde focar do que trazer resultados reais.
[9] A diferença de alcance da publicação quando você coloca nem que sejam cinco míseros reais e impulsiona da forma correta é muito grande.
[10] Não teste somente na internet, use também as apresentações pra isso.
[11] Essa técnica serve pra você entender se o que você acha que é bom para o seu público, realmente é.
[12] Exclusividade aqui diz mais respeito a um cuidado do que efetivamente uma fase ou uma etapa do processo. Você precisa sempre oferecer níveis de exclusividade de acordo com o Engajamento, a fim de valorizar o esforço de quem está mais junto com você.
[13] Escreva em um papel os níveis de engajamento e recompensas. Procure não ser óbvio nas recompensas e sempre se pergunte se o que você está propondo e oferecendo as pessoas tem valor real pra elas, se elas desejam o que você oferecendo como benefício. Você melhor do que ninguém precisa saber o que tem valor real pro seu público, se você ainda não sabe, é porque ainda não entendeu seu público, volte e refaça o processo.

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