Plano de marketing[1]
é um planejamento construído pelo “Assessor de Imprensa[2]”
para identificar qual o público deste produto, em termos de perfil demográfico
(idade, sexo, estado civil, localização geográfica nível socioeconômico),
psicográfico (estilo de vida, personalidade, preferências pessoais) e
atitudinal (postura frente a temas sociais, engajamento político dentre
outros). Por meio disto, devemos realizar uma pesquisa rudimentar sobre seu
cliente, que deverá ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu
produto, antes de seu lançamento[3]
ou para o aperfeiçoamento da carreira já existente.
Pois só através deste
conhecimento você vai entender as necessidades do seu cliente. Selecione pelo menos cinco pessoas que você acredita
são seus clientes ideais e agende um bate-papo; durante a conversa, faça
perguntas pra tentar entender como seu cliente se relaciona com o que você tem
a oferecer, preste atenção em como ele fala, nas palavras e nas expressões
idiomáticas (gírias) que usa nas emoções. Após concluir essa pesquisa, você
deverá traçar inicialmente um caminho, para fazer uma campanha do seu produto
em que os clientes tenham conhecimento dele como um diferencial.
Segundo “Philip Kotler” – o sucesso do
marketing está atrelado à correta definição destes quatros itens (produto,
preço, praça e promoção) e à harmonia entre eles. De nada adianta um produto de
qualidade sem uma promoção eficaz. Dentro do conceito que falamos
anteriormente; produto – significa no
contexto artístico, sua arte, seu talento;
consequentemente, serviços são o que você proporciona com seu produto; ou seja,
dentro da cadeia produtiva da música é identificado em três tipos:
·
O serviço “show” (apresentação musical);
·
O serviço no formato digital (fonográfica - CD e DVD[4]);
·
O serviço de propriedade intelectual[5].
Preço
– existem muitos fatores que
influenciam a determinação do preço: custos
fixos e variáveis, características do produto, concorrência do mercado
(produtos parecidos), estratégias de venda, posicionamento da marca. O caminho
a traçar inicialmente é fazer uma campanha do nosso projeto para que os
clientes tenham conhecimento do nosso produto como um diferencial.
Praça
– é onde o produto deve ser
distribuído. No mercado atual existem duas praças distintas, são elas: a digital, por meio da internet, como:
nas plataformas digitais, blogs, sites de relacionamentos sociais, dentre
outros; e a física, através de lojas
especializadas no estilo do produto, nos eventos compatíveis ao produto, entre
outros. O cliente deverá ter a facilidade de encontrá-lo e com um preço baixo,
para que o seu produto se torne competitivo no mercado.
Promoção
– É realizar através dos veículos de comunicação social uma divulgação do seu
trabalho, através de participações em programas de rádios, televisões e
matérias em jornais. A Promoção deve ser estendida também na internet pelos
sites de relacionamentos, que são vistos com uma oportunidade para divulgar o
trabalho com um custo mais acessível. A internet através dos sites de
relacionamentos é vista como um espaço oportuno para formação de plateia. Sendo
assim, os conteúdos confeccionados pelo seu conceito
artístico serão a chave para o público entender sobre seu produto artístico.
Você precisa eleger
estrategicamente uma plataforma como principal ferramenta para buscarem ou
chegarem ao seu trabalho, tendo acesso ao seu conteúdo completo SEM
DISTRAÇÕES. Eu sugiro você usar o Youtube como plataforma principal e
usar outras como: Instragram,
Snapchat, Facebook, Soundcloud, para humanização e levar as pessoas até
o seu canal. Cada rede social tem uma função, o Facebook, por exemplo – é uma rede eficaz para você inspirar seus futuros fãs - criando informações com relação ao seu
produto por meio de textos, fotos e vídeo, divulgando novidades, datas, se relacionando de forma mais
próxima e conhecendo melhor seu posterior público.
Por
meio deste entendimento, sugiro que procure comunidades no Facebook, onde as pessoas do seu
nicho/público-alvo se reúnem. Fique próximo delas, isso é muito importante para
que você conheça o seu público e as pessoas também possam conhecer você e o seu
trabalho. Seja ativo na comunidade, participe dos debates, compartilhe conteúdo
relevante. Durante
esse processo crie dois programas para o seu Canal do Youtube usando tudo o que foi definido
até aqui, sendo um de música. No início mantenha os mesmos programas no Facebook e no Youtube[6]. No decorrer dos programas comece a migrar
para o Youtube e use o Facebook para atrair as pessoas para o Youtube.
É importante que você seja consistente, não
interessa se você vai publicar conteúdo todos os dias na sua página, ou três
vezes por semana ou até mesmo uma vez por semana. Contudo, no momento em que
você se comprometer em publicar, por exemplo, um vídeo novo toda terça e
quinta-feira, o público vai criar uma expectativa pra esses dias, e mais importante
do que isso, poderá entra na rotina de
um possível cliente. Pois o
costume do público de procurar e consumir um conteúdo diariamente; é uma das
formas mais poderosas para você transformar
seus seguidores em fãs. Caso contrário às pessoas vão entrar na sua
página esperando um conteúdo novo (já que você se propôs a isso) e não vão
encontrar.
Sendo assim, na terceira vez que o público
entrar na sua página e não tiver nada de novo lá, dificilmente eles voltarão. E assim, você acaba de perder possíveis fãs.
Então, você deve manter um padrão;
ou seja, continuidade. Além de ser consistente
também em relação ao que faz e fala, porque sem integridade e consequentemente
sem a confiança do seu público, não há como você ter uma carreira sólida e duradoura. Uma dica relevante, quando for gerar
algum conteúdo, aproveite e faça dois ou três do mesmo formato. Por exemplo, se
for gravar um vídeo cover, grave dois ou três, e não apenas um.
De tal modo, você terá “conteúdo reserva”, não
correndo o risco de falta material para publicar. Contudo, não poste o mesmo
conteúdo em todas as redes sociais, pois acaba deixando elas sem graça e sem um
real motivo para existirem. Porque você
seguiria alguém no facebook, instagram e
snapchat se o conteúdo postado é o mesmo em todas elas? Simplesmente
não faz sentido, percebe? Cada plataforma tem uma finalidade, através deste
entendimento, sugerimos uma estratégia nas seguintes plataformas:
·
Blog – sendo empregado como ferramenta
estratégica para divulgar novidades, datas, criando
informações com relação ao seu produto.
·
Facebook – sendo utilizado como ferramenta
para você humanizar sua carreira, utilizar
imagens diferenciadas do seu dia a dia, gravando, participando de programas de
rádio, produzindo. Além de buscar se relacionar de forma mais próxima e conhecer melhor seus
futuros fãs.
·
Instagram – sendo utilizado como instrumento
para mostrar quem você realmente é, seu lado pessoal (estilo de vida); ou seja, o “por trás da sua carreira”. Nessa plataforma serão colocados posts de
bastidores, making of e vídeos sem muita produção.
Exemplo Prático: Digamos que você tem um espetáculo no sábado
que vem. O que você vai postar
em cada uma das plataformas?
·
Blog – um convite para o show, dizendo
que: “esse será um dos shows mais incríveis que vamos fazer esse ano”.
Além do flyer[7]
com informações do evento.
·
Facebook – vídeo do último ensaio antes do
show falando que: “isso é só 10% da energia que você vai sentir sábado
que vem, vai perder”?
·
Instagram – vídeo da banda lanchando após o
ensaio, ou indo para casa, falando o quanto foi legal o ensaio, e que: “se
quiser conferir como foi nosso último ensaio, é só assistir o vídeo que
acabamos de postar no Facebook”.
Percebe a diferença de
conteúdo em cada plataforma? Mesmo que todos estejam
falando do show do próximo sábado, cada
um tem um objetivo e um formato diferente. Portanto aproveite cada plataforma para mostrar um pouco de
cada lado seu e do seu trabalho. Todavia,
para realizar uma promoção que tenha
retorno para seu produto, você precisa ter um orçamento mínimo para
investir nas suas postagens, pois caso contrário você dependerá da entrega do Youtube e do Facebook (que entrega 0,4% sem patrocínio) para que as pessoas
vejam o seu conteúdo, por isso, você
precisa ter um orçamento. Sendo assim, é necessário defini quanto por mês você tem disponível para
investir em divulgação do seu trabalho[8].
Qual o objetivo deste processo? Expor seu produto na
internet para criar uma formação de plateia (virtual). Utilize o gerenciador de
anúncios ou o power editor para fazer seus posts. Você terá mais opções na
escolha do público que você quer atingir, o horário que você quer manter o
impulsionamento rodando (baseado no melhor horário da sua página), e muitos
outros parâmetros que podem ser ajustados de forma bem rápida. Sempre impulsione
seus posts, mesmo que seja com cinco reais, sempre impulsione[9].
Divida seu orçamento de impulsionamento entre pessoas que curtiram sua página e
pessoas que não curtiram sua página.
Assim, tanto o conteúdo que você usar para fidelizar
(quem já curtiu sua página), como o conteúdo que você usar para atrair novos
fãs, chegará ao máximo de pessoas possíveis. Dessa forma você traz novos
clientes para sua página, todos os dias e fideliza quem já te acompanha. Agora
que você sabe o quanto de conteúdo você precisa produzir, procure organizar o
seu tempo, construindo um cronograma.
Abra um software e coloque na planilha há
sua semana, descrevendo dia a dia, e marque nela, quais os horários e dias que
você trabalhará no seu projeto, e não se esqueça de considerar um tempo pra
descansar.
Pode parecer simples e até desnecessária essa etapa,
porém, se você fizer exatamente como programado, além de você conseguir da
conta da demanda de trabalho, economizará tempo, dinheiro e energia, pois
grande parte dos problemas e erros que você teria se não tivesse arquitetando
um cronograma, você já consegue antecipar e corrigi-los antes mesmo que
aconteçam. Na indústria da música e da propaganda os testes são muito comuns,
pois não faz sentido investir milhões em um lançamento ou promoção sem antes
reunir o máximo de informações possíveis sobre o sucesso ou fracasso do
investimento, e é por isso que você precisa SEMPRE testar o seu conteúdo[10].
Crie os seus programas
sempre em série e um mínimo de cinco episódios cada com um intervalo de
no máximo uma semana entre cada conteúdo, somente assim você conseguirá
entender se o seu conteúdo está ou não funcionando, e o que você precisa mudar
(ou não). Encare o teste da forma certa, ou seja, como uma prova pra saber se o
que você acha se configura. Jamais descarte algo sem antes
testar, porém, tenha cuidado, pois tendemos a olhar para o teste como uma busca
enlouquecida por visualização e fazer somente o que “dá certo”, mas é preciso
olhar sempre pra o que já foi validado por outros nichos e estilos e ADAPTAR para o seu trabalho se for
coerente. Afinal de contas, você precisa respeitar a sua Mensagem e
Posicionamento.
Todo artista precisa utilizar as promoções para
aumentar o engajamento dos fãs e promover sua canção, clipe, CD e DVD. É
importante associar as postagens de divulgação nas redes sócias com o link do
blog, que deverá está sempre atualizado. Promoções dão muito certo mesmo para quem não tem muitos seguidores, pois elas
incentivam quem já te segue a continuar seguindo, e atraem muito mais
seguidores. Para iniciar a promoção de seu produto através dos veículos de
comunicação social, você deve aproximar pessoas que se identifique com seu
conteúdo e ideias. É partir da ferramenta “Atrair”, que se inicia a segmentação. Você
deve se conectar com seu possível cliente por meio de mensagens, transmitir
similaridades entre vocês.
Exemplo: Contar
histórias e principalmente, contar a sua história é de longe a melhor forma de
você gerar conexão com seu púbico. Isso gera uma conexão e afeição gigantesca
entre público e artista. Dentro da maior rede social na internet no Brasil, o Facebook,
existe técnicas especificas sobre postagens com fotos para atrair:
·
Fotos
do rosto –
independente se com ou sem produção, fotos que apareçam em primeiro plano, seu rosto, terão até 10 vezes mais curtidas, comentários ou
compartilhamentos. Sempre? Sempre...
·
Imagens
com texto –
fotos com uma imagem da banda no último espetáculo ou uma paisagem bonita, uma
cidade, (algo que se relacione com seu trabalho), e por cima da foto uma frase
inspiradora ou um trecho de uma música sua, terão 10 vezes mais curtidas, comentários
ou compartilhamentos. Sempre? Sempre...
·
Fotos
de Espetáculo
– principalmente a clássica de costas para o público e de braços abertos,
sempre terão excelentes resultados. Fotos de espetáculo, com seu rosto em
primeiro plano com uma frase inspiradora escrita em cima, é gol na certa!
Conhecer o tipo de conteúdo que seu público mais consome, é fundamental para
você acertar nas suas publicações.
Chegamos a um estágio importante da promoção, onde
observamos o retorno das suas postagens. Essa estratégica de marketing,
chama-se feedback[11]
(Resposta do Público), pois o público lhe informara o que está funcionando e o
que não está. Quando seu produto está no estágio de atrair, você deve induzir o
feedback, pedindo as pessoas para interagir com seu conteúdo, por exemplo, se
você fez um vídeo falando sobre as suas canções de infância preferidas, ao
final, peça pra pessoas comentaram no vídeo suas canções preferidas também e se
elas querem mais vídeos como esse; assim, você entenderá se seu público conecta
e vê valor nesse tipo de conteúdo.
O público que você atraiu, deve migrar para a
próxima ferramenta, denominada: Engajar.
A finalidade desta ferramenta é fazer o seguidor tomar uma ação em favor do seu
trabalho. A ideia aqui é você começar a separar e gerar valor para a parte mais
engajada do seu público; pois isso aumentará MUITO o seu poder de compartilhamento, presença digital,
visualizações e relevância dentro do seu nicho. Faça questão de sempre falar o
nome dos integrantes desse grupo nos seus conteúdos, entrevistas e lives abertas, pois assim, você
despertará em outras pessoas a vontade de fazer parte desse grupo seleto que
possui mais privilégios e proximidade a você. Dedique-se ao seu público, por menor que seja; ele merece sua
atenção respeito absoluto.
·
Responda
todos os comentários com
algo além de um simples “obrigado”, “valeu”, “tamo junto”,
mostre que você realmente está agradecido por aquela pessoa ter comentado ou
compartilhado seu conteúdo...
·
Conte
algumas intimidades,
pequenos detalhes pessoais (filme que mais gosta; ator; série; comida; seus
hobbies, etc...)
·
Converse
com seus fãs.
Lembre-se: monólogos são chatos, diálogos são interessantes...
Procure sempre analisar as postagens que geram mais
resultados para vocês e entreguem conteúdos com o mesmo perfil. Através do
engajamento você construiu um grupo de amigos e clientes nas redes sociais.
Neste período você deve criar uma Fanpage no Facebook, e convide os amigos e fãs mais engajadas para participar
dele. Dê SEMPRE senso de família e exclusividade dentro desse grupo (você pode
fazer uma live por semana SOMENTE
para esse grupo, por exemplo). Nessa fase da estratégia você já tem uma
visão muito mais ampla e conseguiu entender melhor a linguagem que mais conecta
a sua música ao seu público, agora está na hora de você conduzir nova migração
para a última ferramenta; denominado: Fidelizar.
Nós estamos em uma fase mais avançada do jogo, e
você precisa ter mais sensibilidade para interpretar o que as pessoas
sentem em relação a sua música. Fãs querem algo que só eles podem ter. Ofereça
aos fãs exclusividade[12]
e prioridade nas suas informações, criando recompensas[13] e níveis de exclusividade de acordo com o
grau de engajamento do fã, e sempre as cite e os benefícios que obtiveram por
serem mais engajadas em público. Isso irá despertar a curiosidade e a vontade
de mais pessoas fazerem parte desse grupo, sem falar que isso reforça o seu
posicionamento e mostra que você, ao contrário da maioria, cuida do seu
público. Como?
·
Vão
receber conteúdo (vídeo/foto) exclusivo...
·
Terão
acesso privilegiado ao camarim...
·
Poderão
acompanhar alguns ensaios abertos...
·
Você
pode levar alguns na passagem de som do próximo show...
·
Sortear
ligações por telefone ou via Skype de 30 minutos com você ou sua banda...
E muitas outras coisas...
Somado ao que vimos até aqui, as lives são um contato mais direto e real
com o seu público e é IMPORTANTÍSSIMO que você as faça, pois elas são a
respostas mais rápida e direta do seu público. Eleja um dia da semana pra fazer lives
temáticas. Crie um roteiro para elas e vá corrigindo ele com o tempo. Após o
encerramento das lives, patrocine no Facebook as feitas nele, e no Youtube, crie uma playlist e organize todas suas lives
lá.
[1] Marketing – é uma importante ferramenta que faz atividade de
satisfazer às necessidades e desejos de pessoas ou grupos de pessoas através de
serviços, como: Shows, CDs ou DVDs.
[2] Assessoria de Imprensa – é uma forma de se conquistar cobertura editorial
(reportagens, notas em colunas etc.) nestas mesmas mídias, com apelo noticioso
e não comercial. Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um
cliente particular ou uma instituição, como: empresas, pessoas físicas como
"personalidades públicas" (músicos, atores, modelos, instituições e
organizações), assim como: empresas estatais: governos, partidos, sindicatos, clubes,
entre outros. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração
de informações de interesse público. Ao
contrário do que alguns equivocadamente pensam a tradução do inglês “Publicity” não tem a ver com Publicidade,
mas com assessoria de imprensa; hoje ainda há muita confusão entre o que é
assessoria de imprensa e publicidade. Entendam
elas são formas de comunicação distintas. A publicidade utiliza-se de espaços pagos; ou seja, anúncios em mídia
eletrônica ou impressa, para um produto ou serviço. Assessoria de imprensa é uma forma de se conseguir entrevistas em
programas de rádio, televisões, reportagens em jornais ou notas em colunas etc.
No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa
costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em
alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita
também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.
[3] É muito mais fácil modificar um
negócio que está apenas no papel do que quando se inicia uma carreira
comprometendo assim uma parcela expressiva de seus recursos
financeiros.
[4]
Entretanto, hoje em dia, as quedas nas vendas de discos e as mudanças nas
práticas relativas aos direitos autorais transformaram o show na principal
fonte de renda dos artistas.
[5]
Os direitos
autorais, conexos e fonomecânicos; denominados de Royalties.
[6]
Carregue o vídeo nas duas plataformas: Youtube e Facebook.
[7] Significa em inglês ‘algo que voa’. Em marketing, flyer
é um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para
distribuição em massa, sob o conceito de ‘voar’ de mão em mão. Possuem imagens
impactantes e mensagens de rápida leitura. Normalmente são produzidos em
formatos pequenos, como o A5 e o A6 e em gramatura superior, o que os
diferenciam dos tradicionais panfletos e folhetos, além das
diversas opções de papel, impressão e acabamento.
[8]
Investimento em divulgação é uma ação
estratégica constante e no começo ele irá servir mais para você entender onde
focar do que trazer resultados reais.
[9]
A
diferença de alcance da publicação quando você coloca nem que sejam cinco
míseros reais e impulsiona da forma correta é muito grande.
[10]
Não teste somente na internet, use também as apresentações pra isso.
[11]
Essa técnica serve pra você entender se o que você acha que é bom para o seu
público, realmente é.
[12]
Exclusividade aqui diz mais respeito a um cuidado do que efetivamente uma fase
ou uma etapa do processo. Você precisa sempre oferecer níveis de exclusividade
de acordo com o Engajamento, a fim de valorizar o esforço de quem está mais
junto com você.
[13]
Escreva em um papel os níveis de engajamento e recompensas. Procure não ser
óbvio nas recompensas e sempre se pergunte se o que você está propondo e
oferecendo as pessoas tem valor real pra elas, se elas desejam o que você
oferecendo como benefício. Você melhor do que ninguém precisa saber o que tem
valor real pro seu público, se você ainda não sabe, é porque ainda não entendeu
seu público, volte e refaça o processo.
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